Rota do Rosário

O Norte Pioneiro do Paraná reúne diversos santuários e outros atrativos religiosos que compõem a Rota do Rosário, um roteiro de turismo religioso que integra dez municípios da região. Além dos atrativos religiosos, os peregrinos podem desfrutar das belezas dos prédios históricos, cachoeiras, ilhas, serras e mirantes presentes na rota.

Os municípios que compõem a Rota do Rosário são Bandeirantes, Santo Antônio da Platina, Jacarezinho, Ribeirão Claro, Ribeirão do Pinhal, Siqueira Campos, Tomazina, Ibaiti, Arapoti e Jaguariaíva. Ao todo, são onze santuários e quatro atrativos religiosos, sendo eles, a Igrejinha São João Batista, em Arapoti e em, Jacarezinho, o Beatério do Preciosíssimo Sangue de Jesus, o Museu Sacro Histórico Dom Ernesto de Paulo e a Catedral Diocesana Imaculada Conceição.

A Catedral de Jacarezinho possui rico acervo e é tombada pelo Patrimônio Artístico e Cultural do Paraná. São mais de 600 m² de pinturas a óleo de um dos pintores mais representativos da arte no Brasil, Eugênio de Proença Sigaud. Outro destaque do roteiro é o Santuário de São Miguel Arcanjo, um dos maiores centros de peregrinação do sul do Brasil.

A rota, criada em 2008, é organizada pela Diocese de Jacarezinho. O roteiro está pronto, mas ainda não existe uma agência que ofereça uma viagem para todos os pontos. O fiel precisa se programar de acordo com seus interesses.

Serviço:

Diocese de Jacarezinho: (43) 3525-0707 www.rotadorosario.com.br

Os 11 Santuários da Rota do Rosário

Santuário de São Miguel Arcanjo – Bandeirantes
Santuário Santa Terezinha do Menino Jesus – Bandeirantes
Santuário Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt – Jacarezinho
Santuário Nossa Senhora de Guadalupe – Jacarezinho
Santuário São Vicente Pallotti – Ribeirão Claro
Santuário do Divino Espírito Santo – Ribeirão do Pinhal
Santuário Nossa Senhora das Graças – Santo Antônio da Platina
Santuário Bom Jesus da Cana Verde – Siqueira Campos
Santuário de Santo Inocêncio e Santuário Nossa Senhora Aparecida (ambos no mesmo templo) – Tomazina
Santuário Sagrado Coração de Jesus – Ibaiti
Santuário Bom Jesus da Pedra Fria – Jaguariaíva