(Protetor contra a peste, o contágio e a poluição)
São Roque, vós, que não tomando em conta o perigo do contágio da peste, vos dedicastes, de corpo e alma, ao cuidado dos doentes, e Deus, para provar vossa fé e confiança, permitiu que contraísseis a doença, mas que este mesmo Deus, no abandono de vossa cabana, no bosque, por meio de um cão, vos alimentou de um modo milagroso e também milagrosamente vos curou, protegei-me contra as doenças infecciosas, livrai-me do contágio dos bacilos, defendei-me da poluição do ar, da água e dos alimentos.
Enquanto eu tiver saúde, vos prometo de rezar pelos doentes dos hospitais e fazer o possível para aliviar as dores e os sofrimentos dos enfermos para imitar a grande caridade que vós tivestes para com os vossos semelhantes.
São Roque, abençoai os médicos, fortalecei os enfermeiros e atendentes dos hospitais, curai os doentes, defendei os que têm saúde contra o contágio e poluição.
São Roque, rogai por nós.

Oração a São Roque

(Protetor contra a peste, o contágio e a poluição) São Roque, vós, que não tomando em conta o perigo do contágio da peste, vos dedicastes, de corpo e alma, ao cuidado dos doentes, e Deus, para provar vossa fé e confiança, permitiu que contraísseis a doença, mas que este mesmo Deus, no abandono de vossa cabana, no bosque, por meio de um cão, vos alimentou de um modo milagroso e também milagrosamente vos curou, protegei-me contra as doenças infecciosas, livrai-me do contágio dos bacilos, defendei-me da poluição do ar, da água e dos alimentos. Enquanto eu tiver saúde, vos prometo de rezar pelos doentes dos hospitais e fazer o possível para aliviar as dores e os sofrimentos dos enfermos para imitar a grande caridade que vós tivestes para com os vossos semelhantes. São Roque, abençoai os médicos, fortalecei os enfermeiros e atendentes dos hospitais, curai os doentes, defendei os que têm saúde contra o contágio e poluição. São Roque, rogai por nós.