Turismo religioso no Brasil mobiliza 18 milhões de pessoas

Aparecida do Norte é o destino mais procurado pelos romeiros; estudo oficial foi realizado há quatro anos

O Ministério do Turismo estima que pelo menos 18 milhões de pessoas pratiquem o turismo religioso por ano no Brasil. A conclusão é de um levantamento feito em 2014 pelo Departamento de Estudos e Pesquisas, órgão do Ministério do Turismo. O estudo aponta que existem 96 atrações religiosas no país.

Segundo o estudo, cerca de 17,7 milhões de pessoas viajaram por dezenas de destinos no Brasil naquele ano, motivadas pela fé. O site oficial não dispõe de dados mais recentes, mas previa um crescimento da movimentação no setor, principalmente pelos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora da Conceição no Rio Parnaíba, no interior de São Paulo.

O estudo ainda relaciona os destinos mais procurados: Aparecida do Norte (SP) aparece em primeiro lugar com cerca de 10 milhões de visitantes por ano.

Outros destinos citados são os seguintes: Bragança (PA), Nova Trento (SC), Santa Luzia (RN), Trindade (GO), Ouro Preto (MG), Bom Jesus da Lapa (BA) e Juazeiro do Norte (CE).

A relação não cita algumas grandes festas religiosas no Brasil, entre elas a procissão do Círio de Nazaré, em Belém, e a festa de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado do Espírito Santo.