Santa Catarina inaugura um novo santuário

O santuário é dedicado ao Sagrado Coração Misericordioso de Jesus

O segundo maior santuário de Santa Catarina foi inaugurado em abril, na cidade de Içara, no Sul do Estado, distante 189 km de Florianópolis. O Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus reflete a devoção da comunidade ao Sagrado Coração.

Na homilia de inauguração, o bispo diocesano de Criciúma, dom Jacinto Flach, destacou os pensamentos do papa Francisco na bula “O Rosto da Misericórdia”. “Misericórdia é o ato último e supremo pelo qual Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia é a lei fundamental que mora no coração de cada pessoa, quando vê com olhos sinceros o irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação dos nossos pecados”.

Vista interior do Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus (foto: Divulgação)

O templo tem capacidade para 5 mil pessoas. O projeto é diferenciado. Representa a Cruz da Crucificação. Os elementos arquitetônicos remetem ao tradicionalismo religioso com os arcos nas fachadas, agrupados em conjuntos de três (Santíssima Trindade) marcando os acessos.

Desde a inauguração, o santuário já recebeu mais 50 mil romeiros. A expectativa é receber em média 2.500 pessoas por fim de semana nas santas missas, além das inúmeras caravanas durante a semana. Muitas famílias aproveitam os fins de semana para conhecer o local.

Este é o segundo santuário na região. O outro é dedicado a Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza, que completará 50 anos.

O Santuário de Santa Paulina, em Nova Trento, na região da Grande Florianópolis, é o maior de Santa Catarina.

Horários das atividades do santuário

Terço da Misericórdia: terça-feira a sábado às 15h
Santas Missas: primeira sexta-feira de cada mês às 19h30, aos sábados às 15h e aos domingos às 11h e 15horas
Vigílias da RCC: sexta-feira às 19h30