Pequena cidade gaúcha tem “tesouro” em forma de igrejas

Picada Café tem apenas 5 mil habitantes; roteiro reúne cinco igrejas locais

Gramado, Canela, Bento Gonçalves são cidades que atraem milhares de turistas à Serra Gaúcha. Mas a região tem outros belos atrativos e pouco conhecidos. A 90 km da capital, Porto Alegre, a cidade de Picada Café possuiu um tesouro em forma de igrejas.

O roteiro Ita Fidei (Caminho da Fé em latim) apresenta a religiosidade presente na comunidade. São cinco igrejas. Os templos são exemplos da arquitetura religiosa da colonização alemã e guardam obras de arte como altares, vitrais, imagens e objetos do ritual litúrgico. É possível escolher dois roteiros: com duas ou quatro horas de duração.

As crianças das escolas municipais são os guias neste passeio de fé. Elas apresentam um histórico de cada igreja e objetos que fazem parte dos rituais de uma missa.

Conheça um pouco de cada igreja:

A Igreja Nossa Senhora da Visitação (foto: Divulgação)

1. A Igreja Nossa Senhora da Visitação é um patrimônio histórico onde funciona o Memorial da Fé e guarda a história da vida religiosa de Picada Café. O primeiro templo foi erguido em 1853. Entre 1881 e 1905 foi construído outro prédio. Possui três altares, púlpito e bancos feitos por artesãos.

Igreja Matriz Santa Joana Francisca de Chanthal (foto: Divulgação)

2. A Igreja Matriz Santa Joana Francisca de Chanthal foi uma pequena capela erguida em 1898. Em 1938, foi iniciada a obra da nova igreja que, em 1941, já na fase final de construção, foi destruída por um ciclone. O templo foi reconstruído. Belos vitrais encantam os visitantes.

Capela Sagrado Coração de Jesus (foto: Divulgação)

3. Capela Sagrado Coração de Jesus foi erguida na década de 1870 e teve como orago os Quarenta Mártires. Como esses não são santificados, os jesuítas trocaram. A capela atual é de 1920 e a torre, incorporada à fachada, data de 1961. Entre os vitrais destaca-se a imagem de São Leopoldo.

Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (foto: Divulgação)

4. A Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é do final da década de 1950. Essa igreja possui vários vitrais. Acima do altar mor está a pintura Maria junto à Cruz.

Igreja Evangélica São João (foto: Divulgação)

5. A construção da Igreja Evangélica São João, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, foi iniciada em 1894 e considerada a mais elegante de toda a zona colonial.

Quem quiser fazer o roteiro precisa agendar o passeio pelo telefone (54) 3285-2147 ou pelo e-mail setur@picadacafe.rs.gov.br .