Maior cruz do Brasil está quase pronta

Um superguindaste vai erguer a estrutura de aço com 36 toneladas que será colocada no topo da cruz

A cidade de Bandeirantes, no Norte do Paraná, terá a maior cruz do Brasil a partir da próxima terça-feira, dia 1 de agosto. Neste dia, será içada a parte superior da cruz na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, que faz parte do complexo de obras do Santuário São Miguel Arcanjo.

Os preparativos para a operação começaram nesta segunda-feira, dia 31, com a montagem dos equipamentos necessários para a delicada operação. Só para se ter uma ideia, a parte superior da cruz pesa 36 toneladas.

A estrutura de aço, que formará o braço e o topo da cruz, será erguida por um superguindaste que tem capacidade para 450 toneladas.

O trabalho na terça-feira vai começar bem cedo, por volta das 9 horas da manhã. O levantamento em si é rápido e deve durar apenas alguns minutos. O detalhe é que a operação depende das condições climáticas. A estrutura só poderá ser levantada se a velocidade do vento estiver abaixo de 10 km/h.

A cruz, com 81 metros de altura, será a maior cruz do Brasil e a segunda maior do mundo. A obra foi iniciada há cerca de um ano e a primeira parte, com cerca de 60 metros, foi concluída no mês de junho.

A cruz fica na parte superior da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, cuja construção continua a todo vapor. Além da cruz, a gruta terá um conjunto de obras de arte sacra com imagens dos sete anjos apocalípticos, da árvore da vida e fonte das lágrimas de Jesus, além de imagens de 10 santos.

Detalhes do interior da Gruta Nossa Senhora de Lourdes (foto: Romaria Brasil/Eli Araújo)

A inauguração da gruta está prevista para o final de setembro, quando o Santuário São Miguel Arcanjo completará cinco anos de dedicação.

A maior fica na Espanha

A maior cruz do mundo tem 150 metros de altura, contando a base, e se fica no Monumento Nacional del Valle de Los Caidos, na Espanha, a 60 quilômetros de Madri.