Londrina celebra a festa Sagrado Coração de Jesus

Além do caráter religioso, a festa é um ponto de encontro das famílias

Começa nesta quarta-feira, dia 20 de junho, o tríduo de preparação para a tradicional Festa do Sagrado Coração de Jesus, na Catedral Metropolitana de Londrina (distante 380km de Curitiba), que ocorre de 23 a 25 de junho. O Sagrado Coração de Jesus é padroeiro da cidade e também da Arquidiocese de Londrina. É feriado municipal em Londrina na sexta feira, dia 23.

Uma das três solenidades do tempo comum da liturgia da Igreja Católica, o Sagrado Coração de Jesus é comemorado na segunda sexta-feira após o Corpus Christi. E significa a veneração do Coração de Jesus.

A devoção começou com Santa Margarida Maria Alacoque, uma religiosa da Ordem da visitação. Em revelações, Jesus a incumbiu de divulgar e propagar no mundo a devoção. Foram três aparições entre 1673 e 1675.

Em suas aparições para a religiosa Jesus deixou doze promessas para quem participasse das comunhões das primeiras sextas-feiras do mês: receber as graças necessárias a vida, paz nas famílias, benção aos lares onde estiver exposto o Sagrado Coração, consolo nas horas de dificuldade, refúgio na vida e na hora da morte, misericórdia aos pecadores, fervor, poder aos sacerdotes para tocar os corações, os devotos terão seus nomes escritos no Sagrado Coração e graça da penitência final.

Interior da Catedral Metropolitana de Londrina fotos: Célio Magalhães

A festa é esperada ansiosamente pela comunidade de Londrina, não apenas pelo seu caráter religioso, mas também pelo lado festivo. As barracas de quitutes montadas no estacionamento da Catedral Metropolitana atraem milhares de pessoas, nos três dias de evento. O local se transforma um ponto de encontro das famílias londrinenses, que não saem da festa sem provar o tradicional sanduíche de pernil.

Programação

De 20 a 22 de junho: Tríduo preparatório
Horário: 18h30

De 23 a 25 de junho: Haverá barraquinhas para venda de quitutes, principalmente o tradicional sanduíche de pernil, no estacionamento da Catedral

Dia 23 de junho: Haverá missas a cada hora a partir das 7h30 até as 19 horas. A procissão luminosa está marcada para a 20horas.

Dia 24 de junho: Missas às 7h, 15h e 19horas

Dia 25 de junho: missas às 7h30, 9h, 10h30, 15h e 19horas