Imagem minúscula atrai multidão no interior do Paraná

O povo passou a chamar a imagem de Santa Pastorina; festa acontece no município de Tibagi

Uma imagem de louça de 5 centímetros atrai milhares de pessoas todos os anos até a capela da Santinha, na comunidade de Campina Alta, no interior de Tibagi (PR), município distante 208km de Curitiba.

A Festa da Santa Pastorina começa nesta terça-feira, dia 25 de julho, mas o ponto alto é no dia 26. A expectativa da Prefeitura é que 50 mil pessoas visitem a festa.

No local há barracas de alimentação e bebidas e um parque para as crianças. No dia 26, a programação começa com uma missa, às 10horas, e um churrasco a partir das 12h. À tarde, a partir das 14h, haverá um baile.

A imagem de louça possui 5 centímetros (foto: divulgação)

A devoção à Santinha tem mais de um século. Há três versões para a história. Documentos da Câmara de Vereadores relatam que por volta de 1900, Maria Rufina Ferreira, mudou de Socavão, em Castro, para Campina Alta e levou junto a pequena imagem. Ela promovia todos os anos uma reza em louvor à santa, que atraia moradores da comunidade.

Outra versão diz que a imagem, que pertencia a uma família de Castro, teria desaparecido e sido encontrada em um riacho pequeno em Campina Alta. A terceira versão fala que a pequena pastorina teria chegado à comunidade pelas mãos do monge João Maria de Jesus, em uma de suas viagens entre Castro e Tibagi.

A Festa da Santa Pastorina começa nesta terça-feira, dia 25 de julho, mas o ponto alto é no dia 26 (foto: divulgação)

A Santinha, também conhecida como Castrorina, não é reconhecida pelo Vaticano, mas isso não impede que milhares devotos atribuam milagres a ela. Dizem que apenas tem quem fé consegue enxergar a imagem da Santinha no interior de uma gruta que tem próxima da capela.

Campina Alta fica uns 37km do centro de Tibagi, o acesso é por uma estrada de terra. A festa é em um sítio. “Vale muito a pena visitar essa festa. É um local simples, mas muito bonito”, recomenda Newton Alves Negrão, de Londrina, que já foi diversas vezes para Tibagi.