Folia de Reis em agosto? Tem lugar que isto é possível

Encontro nacional no Espírito Santo vai reunir 50 grupos do País

Pode parecer estranho falar em Folia de Reis em pleno mês de agosto, o mês da família e das vocações, mas é exatamente nesta época que o estado do Espírito Santo promove um encontro nacional dedicado ao tema.

As canções, os instrumentos e a perpetuação da cultura folclórica da Folia de Reis invadem mais uma vez as ruas do município de Muqui, a 171 quilômetros da capital, Vitória. No dia 12 de agosto, cerca de 50 grupos folclóricos participam do 67º Festival Nacional de Folia de Reis.

A manifestação religiosa reunirá grupos capixabas, mineiros e fluminenses de 24 municípios. A relação da cidade com o folclore é antiga. Desde 1950 a Folia de Reis toma as ruas do lugar histórico. Antigamente, era um torneio e agora passou a ser um encontro nacional.

O encontro promove a valorização, o fortalecimento, a difusão da cultura popular, e a troca de informações da tradição folclórica a fim de manter viva a Folia de Reis na busca de mais adeptos.

A Folia de Reis é uma manifestação cultural e religiosa que lembra a atitude dos três reis magos que saíram à procura do Menino Jesus logo após o seu nascimento. A festa acontece próxima ao Natal e se estende até o dia 6 de janeiro, quando é comemorado o dia de Santos Reis.