Festa de São José de Ribamar atrai milhares de devotos

Homenagem ao padroeiro do Maranhão terá romarias e extensa caminhada

A cidade de São José de Ribamar, distante cerca de 20 km de São Luiz, capital do Maranhão, se prepara para receber milhares de fieis nos 10 dias de festa do padroeiro do Estado, São José de Ribamar.

A festa começa no dia 1º de setembro com a alvorada festiva às 5horas da manhã. No dia seguinte, o ponto alto é a Romaria da Caminhada, um percurso de 22 km que sai de São Luiz e segue até o Santuário de São José do Ribamar. A programação ainda terá a romaria das crianças, no dia 3, e a romaria marítima no dia 9 de setembro, além de apresentações artístico-culturais.

As festas religiosas são um dos maiores impulsionadores da economia local. De acordo com a Semtur (Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte), no primeiro semestre a cidade recebeu em torno de 6 mil visitantes, mas no período da festa do padroeiro esse número dobra em dez dias. “Recebemos turistas do Maranhão e do Brasil inteiro”, comentou Silvano Mourão, da Semtur.

O turismo religioso tem fomentado o crescimento econômico de São José de Ribamar. “A cidade está num crescimento grande e há investidores interessados em montar hotéis”, disse Mourão. Hoje, a rede hoteleira atende 10% dos turistas que visitam dos 10 dias de festa. Os demais ficam hospedados em São Luiz.

Durante os dias de festejo os turistas também podem conhecer a igreja matriz, que tem vitrais que contam a história da cidade; o Caminho de São José, com esculturas que contam a história da peregrinação da família de Jesus; a Concha Acústica, um monumento no formato de uma Bíblia aberta.

Vale a pena conhecer o monumento a São José com 32,5 metros de altura, visitar o Museu dos Ex-votos, onde estão guardados os objetos e oferendas de promessas de devotos, a Gruta de Lourdes, onde tem a única réplica da Gruta de Lourdes existente na França e o Poço da Saúde, uma fonte hidromineral que, segundo a crença popular, contém propriedades curativas.

Padroeiro do Maranhão

São José de Ribamar é o padroeiro do Maranhão. Segundo a lenda, um navio vinha de Lisboa para São Luís, saiu da rota e estava ameaçado por uma tempestade. Os tripulantes pediram a proteção de São José e o mar se acalmou na hora. Em homenagem ao santo, eles construíram uma capela no local que era ocupado por indígenas na época.