Cidades preparam festas para o Senhor Bom Jesus

Há uma variação do nome Bom Jesus em cada cidade; saiba porque

Três cidades paranaenses se preparam para a Festa do Senhor Bom Jesus, que acontece dia 6 de agosto, e cada uma tem uma variação no nome do santo. Em Siqueira Campos, no Norte Pioneiro, os fiéis veneram a imagem do Bom Jesus da Cana Verde; em Jaguariaíva, região dos Campos Gerais, a veneração é a Bom Jesus da Pedra Fria, e em Rio Negro, no Sul do estado, a Bom Jesus da Coluna.

A comemoração começa com uma novena em cada cidade. A festa de Siqueira Campos é a mais tradicional e reúne cerca de 100 mil de devotos.

A imagem do Senhor Bom Jesus da Cana Verde foi confiada à cidade pelo bispo de Jacarezinho, dom Fernando Tadei, em 1934. A capela foi construída nos anos 50 e, em 1975 foi inaugurado o santuário.

Segundo historiadores, a imagem foi confeccionada por um escravo fugitivo. Ele a teria esculpido na mata. O dono do escravo, um senhor totalmente cego, teria sido curado ao ficar de frente com a imagem. Há muitos relados de curas e bênçãos, desde então.

Fiéis participam de cavalgada durante a festa em homenagem a Bom Jesus da Pedra Fria, em Jaguariaíva 

A menos de 100 km de Siqueira Campos, outra festa também atrai milhares de fiéis. É a festa do Senhor Bom Jesus da Pedra Fria, em Jaguariaíva. A imagem que está no santuário da cidade foi trazida de Portugal por Isabel Branca e Silva e Luciano Carneiro Lobo por volta da década de 1860. A cidade foi construída em torno da capela onde a imagem foi colocada. No dia 6 de agosto, haverá uma procissão às 19 horas.

Em Rio Negro, na divisa com Santa Catarina, em 1826, uma família de colonizadores alemães trouxe uma pequena imagem do Senhor Bom Jesus da Coluna e, assim iniciou a devoção no local. Em 1828, Bom Jesus foi definido como padroeiro e em 1846 a comunidade adquiriu na França uma nova imagem. Também veio uma imagem de Nossa Senhora da Conceição. As duas permanecem na Igreja Matriz até hoje.

O porquê de cada nome

O nome Pedra Fria está associado ao momento em que Jesus estava sentado em uma pedra aguardando o julgamento de Pôncio Pilatos.

Imagem de Bom Jesus da Coluna 

O nome da Coluna lembra que Jesus foi amarrado à uma coluna antes de ser crucificado.

E o nome Cana Verde faz referência ao momento em que Jesus recebe uma coroa de espinhos, depois é coberto com um manto e segura um pedaço de madeira, que segundo a tradição, seria a cana verde, simbolizando o cetro.

A devoção ao Senhor Bom Jesus chegou ao Brasil com os portugueses. Uma das imagens mais antigas que se tem conhecimento no país é a da Basílica de Tremembé, no Estado de São Paulo. Ela teria sido benta pelo vigário da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em 1663.