Prudentópolis

Especial – Prudentópolis

Paróquia de São Josafat

A Paróquia de São Josafat, em Prudentópolis, no Sul do Paraná, é considerada uma das mais belas igrejas do País, não apenas pelo aspecto externo mas também em seu interior. A ornamentação se caracteriza pelos detalhes, com destaque para o conjunto de imagens da história da salvação. Na parte externa, a paróquia tem um campanário com seis sinos, uma estátua de Cristo Rei e uma gruta com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes.

A obra foi iniciada em 1898 com uma capela provisória construída pelos imigrantes ucranianos recém-chegados ao Brasil. A capela se transformou em paróquia em 1904 e em 1922 recebeu o nome de São Josafat, em homenagem aos 300 anos do martírio do santo.

Josafat Kuntzevitch é o primeiro santo do Oriente e considerado o padroeiro da união entre católicos e ortodoxos. Nasceu na Ucrânia em 1580. Como bispo, foi perseguido pelos ortodoxos e assassinado em 1623. É mártir da Igreja.

Serviço:
Paróquia de São Josafat
Rua Cândido de Abre, 1636
Fone: (42) 3446-1140

 

Festa de São João Batista
Segunda quinzena de junho

A festa em homenagem ao padroeiro São João Batista é comemorada há mais de 100 anos em Prudentópolis e é considerada a maior festa junina do Sul do Brasil. O dia dedicado ao santo é 24 de junho, mas a festa começa com pelo menos uma semana de antecedência. A oração da novena reúne milhares de devotos durante nove dias. O calendário prevê ainda uma procissão que começa no Santuário Nossa Senhora das Graças até a Paróquia de São João Batista, no centro da cidade.

Serviço:
Paróquia São João Batista
Rua Cândido de Abreu, 1312
Fone: (42) 3446-4473