Caminho da Fé

Em uma jornada de fé e amor à natureza, ciclistas e caminhantes conhecem as belezas da Serra da Mantiqueira em peregrinação até Aparecida

O Caminho da Fé é uma rota brasileira de peregrinação em meio à natureza que leva o romeiro ao Santuário Nacional de Aparecida (SP). Inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, o Caminho da Fé garante estrutura aos que desejam fazer peregrinação a pé ou de bicicleta até Aparecida. O roteiro possibilita a reflexão, meditação, contemplação da natureza, conhecimento e superação dos próprios limites.

Munidos de um cajado ou de uma bicicleta, os romeiros podem iniciar o Caminho da Fé pelos municípios de Águas da Prata, Cravinhos, São Carlos, Descalvado, Mococa, Tambaú ou Paraisópolis, onde sai o trajeto mais curto, com 134 quilômetros e cerca de seis dias de caminhada. Na maior parte do caminho, os viajantes irão atravessar e conhecer as belas paisagens da Serra da Mantiqueira.

Em uma jornada de fé e amor à natureza, os romeiros passam por trilhas, bosques, vilarejos, rios, cachoeiras e estradas de terra de municípios do interior paulista e mineiro. O Caminho da Fé é marcado pela simplicidade, belezas e costumes do interior do Brasil. Essa atmosfera propicia uma experiência única de repensar a vida e de paz interior.

Todo o trajeto é sinalizado por milhares de setas amarelas. O roteiro pode ser feito em qualquer época do ano, sozinho ou em grupo. É preciso fazer inscrição online, para obter credencial que dá direito a descontos em pousadas e serve para colecionar carimbos do trajeto. Ao final do percurso, o peregrino tem direito ao Certificado Mariano, fornecido pela Basílica de Aparecida.

Serviço:

O Caminho da Fé é organizado pela Associação dos Amigos do Caminho da Fé (AACF), desde 2003. Mais informações: www.caminhodafe.com.br ou (19) 3642-2751/ (16) 3642-2098