Caminho Religioso da Estrada Real (CRER)

De Santuário a Santuário. Essa é a proposta do Caminho Religioso da Estrada Real, o CRER, que leva o peregrino do Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG), até o Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). Pelo caminho, os viajantes podem desfrutar da rica gastronomia mineira, conhecer igrejas barrocas, museus e casarões coloniais, além de se encantar com belíssimas paisagens montanhosas, águas cristalinas e cachoeiras para banho.

O caminho turístico de peregrinação e meditação abrange 37 municípios (32 mineiros e 5 paulistas), totalizando 872 quilômetros, de um trajeto que pode ser percorrido a pé, de bicicleta ou a cavalo, em uma única viagem ou por etapas. A viagem dura cerca de 40 dias se for feita a pé. E a rota está sinalizada com 1.700 placas de indicação, para que os peregrinos façam o trajeto com segurança.

O ponto de partida é a Serra da Piedade, onde está localizado o Santuário Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais. Este é o ponto mais alto do percurso com 1.746 m de altitude o que permite vista para nove cidades mineiras. O santuário é um lugar de silêncio e contemplação. Foi construído em 1797 e a imagem da protetora de Minas foi esculpida por ninguém menos que Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Outros pontos chaves do roteiro são as cidades de Mariana (MG), Baependi (MG), Catas Altas (MG), Lagoa Dourada (MG), Ouro Preto (MG), Carrancas (MG) e Guaratinguetá (SP), cidade natal de Frei Galvão. A chegada é no Santuário Nacional de Aparecida, o segundo maior templo católico do mundo, atrás apenas da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Inspirado no caminho de Santiago de Compostela na Espanha, o CRER promete ser uma experiência religiosa única, com momentos de contemplação, autoconhecimento e espiritualização.

Serviço:

O CRER é organizado pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais. Mais informações: (31) 3916-0468 www.turismo.mg.gov.br/ mariana.rocha@turismo.mg.gov.br