Antonina

 

Festa de Nossa Senhora do Pilar

15 de agosto

A Festa de Nossa Senhora do Pilar, em Antonina, no litoral do estado, é uma das mais tradicionais festas religiosas do Paraná. A duração varia entre 10 a 12 dias, com a presença de peregrinos de várias cidades paranaenses e estados vizinhos. O dia 15 de agosto é a principal data para as festividades.

A cidade de Antonina tem uma origem um pouco diferente da maioria dos municípios brasileiros. O que acontecia, de maneira geral, era o nascimento de um povoado para depois ser erguida uma capela.

Em Antonina, primeiro foi construída uma capela em um lugar bem alto para que pudesse ser vista à distância, isto em 1715. E foi em torno da capela que nasceu o povoado.

(Fotografia: Divulgação)

Entre as primeiras famílias que chegaram ao local, havia duas mulheres com uma estampa de Nossa Senhora do Pilar. Elas faziam orações e rezavam o terço, atraindo a vizinhança. A construção da capela foi necessária para acolher o crescente número de devotos.

A capela se transformou depois na Paróquia Nossa Senhora do Pilar e passou à condição de santuário no dia 15 de agosto de 2012.

A devoção à Nossa Senhora do Pilar é muito forte na Espanha. Na cidade de Saragoça há uma pequena imagem de Nossa Senhora colocada em uma coluna e, por isso, o nome do Pilar. É a denominação mais antiga de Nossa Senhora.

Serviço
Paróquia Nossa Senhora do Pilar
Rua da Matriz, 15 – Centro
Fone: (41) 3678-1212