Arquivo de Notícias Destaque Notícias

Festa da padroeira do Paraná deve ter crescimento este ano

Santuário espera um público recorde em Paranaguá; a maior concentração

vai acontecer no dia 15 de novembro

A festa de Nossa Senhora do Rocio, a padroeira do Paraná, que está em sua 205ª edição, deve ser a maior já realizada em Paranaguá onde acontece todo ano. A expectativa dos organizadores é de um público recorde em 2018 uma vez que houve uma série de mudanças na parte de estrutura e de atrativos para o público. O principal dia do evento será 15 de novembro, dia dedicado à padroeira, quando haverá um show com o padre Reginaldo Manzotti e a procissão dos Milagres, às 16 horas. Só para estes dois eventos são esperadas mais de 50 mil pessoas.

O santuário fica lotado em todos os horários da novena

A comissão organizadora já percebeu uma participação maior do público nas novenas que são realizadas em quatro celebrações diárias desde o dia 6 de novembro. O santuário está com bancos mais confortáveis e também um telão foi montado para que os fiéis possam acompanhar a novena pelo lado de fora do templo.

A estrutura coberta foi ampliada de 7 mil para 8 mil metros quadrados, mil a mais que no ano passado. Devido as exigências de segurança, indicadas pelo Corpo de Bombeiros e pela equipe técnica do santuário, a festa social acontece na Praça da Fé e com áreas determinadas para comércio, gastronomia e diversões.

Milhares de pessoas têm passado pela festa desde sua abertura no dia 3 de novembro, apesar do tempo instável e do acesso ao local estar em obras. “As obras de responsabilidade do DER são uma necessidade para Paranaguá e precisam ter continuidade” explica o padre Joaquim Parron, reitor do santuário.

Nesse final de semana tem procissões muito aguardadas. A Moto Romaria é no sábado, dia 10 de novembro, às 10h da manhã e a Procissão Motorizada é no mesmo dia às 16horas, com saída da Paróquia São João Batista. As procissões terminam no santuário onde as motos e veículos são abençoados pelos padres missionários redentoristas.

Já no domingo acontece a tradicional Procissão Marítima, que sai do centro histórico, às 10 horas, segue pelo Rio Itiberê, até a Baia de Paranaguá, passa em frente ao porto da cidade e se completa no píer do santuário com a “bênção dos navegantes”. Em seguida a imagem é recebida dentro da igreja com muita alegria e emoção.

No dia 15, quinta-feira, dia da padroeira, as atividades começam às 10 horas com a celebração de uma missa solene; às 14 horas tem o show com o padre Reginaldo Manzotti; às 16 horas, a Procissão dos Milagres, e às 21 horas, show com o cantor Moacir Franco.

A festa termina no domingo, dia 18, com a celebração de três missas e um festival de prêmios.

Deixe um comentário

Translate »