Arquivo de Notícias Notícias

Desafio das Catedrais tem versão ampliada para cinco dias

Roteiro foi inspirado no Caminho de Santiago de Compostela; ideia é consolidar evento como caminho de peregrinação

A Caminhada “Desafio das Catedrais”, realizada sempre no mês de dezembro entre as catedrais de Londrina e Maringá, no Norte do Paraná, terá uma versão ampliada para cinco dias. A iniciativa é do criador do roteiro, Arnaldo do Amaral Filho, que quer consolidar o evento como caminho de peregrinação entre as duas cidades.

A primeira experiência será realizada a partir do dia 15 de agosto, com saída da Catedral de Londrina, às 8 horas da manhã. O percurso total de 120 quilômetros será dividido em pequenos trechos com média de 25 quilômetros.

Desta forma, o participante poderá desfrutar melhor da paisagem, da companhia de outras pessoas, ter momentos de espiritualidade e de convivência com moradores de pequenas localidades.

O Desafio das Catedrais é inspirado no Caminho de Santiago de Compostela e pode ser considerado uma versão reduzida do modelo espanhol, que dura 30 dias em média.

Os interessados em obter maiores informações sobre a nova versão do Desafio das Catedrais podem entrar em contato com Nilsa Helena pelo telefone (43) 99180-3181 (WhatsApp). As vagas são limitadas e a inscrição custa R$ 550,00.

Participantes do Desafio das Catedrais durante edição anterior da caminhada

Primeira experiência

A Caminhada Desafio das Catedrais terá a sua versão original no mês de dezembro deste ano. As inscrições já estão abertas e não há limite de inscrições. Esta será a quinta edição do evento.

O percurso, de 120 quilômetros, é feito em apenas 24 horas, ou seja uma média de 5 quilômetros por hora.

Roteiro completo

Veja abaixo o roteiro completo da nova versão do Desafio das Catedrais em cinco dias, de acordo com seu organizador, Arnaldo do Amaral Filho:

Primeiro dia, quarta-feira

Partiremos em frente a Catedral de Londrina às 8h e seguiremos no primeiro dia até o Caramuru, distrito de Cambé, uma distância de aproximadamente 23 km. Neste trecho, caminharemos parte dele por grandes avenidas de Londrina, onde encontramos diversos mercados, padarias, lanchonetes, cafés, para adquirirmos produtos para consumo. Seremos recepcionados pela comunidade e faremos o pernoite no centro comunitário, onde teremos a tarde livre para conversarmos, conheceremos alguns atrativos do distrito, uma capela, almoço, janta e café da manhã.

Participantes sobem ladeira durante edição do Caminho das Catedrais

Segundo dia, quinta-feira

Partiremos às 7h e seguiremos em direção ao distrito do Campinho em Arapongas, em um trajeto um pouco mais precário do ponto de vista de conveniência, em uma distância de aproximadamente 33 km. Recomendo já no café a preparação de um lanche de trilha. No km 30 estaremos no distrito Ceboleiro. Para emergências, há postos de gasolina, bar e capela. No distrito do Campinho seremos recepcionados pela comunidade e faremos o pernoite no centro comunitário, onde teremos a tarde livre. Conheceremos alguns atrativos do distrito, uma capela, teremos um lanche da tarde, janta e café da manhã.

Terceiro dia, sexta-feira

Partiremos às 8h e seguiremos em direção ao distrito de Pau D’alho, em uma distância de aproximadamente 21 km, também conhecido como “Vila dos Crentes” passando por três pequenas localidades: o “km 21”, a “Vila Vitoria” e o 60 km “Vila Progresso” onde almoçaremos no já famoso e consagrado ponto de hidratação da “Caminhada do Desafio das Catedrais”, o “Bar da Rose”. Depois, apenas mais 6 km e estaremos distrito de Pau D’alho, onde seremos recepcionados pela comunidade e faremos o pernoite na Igreja Presbiteriana. Teremos a tarde livre, conheceremos alguns atrativos do distrito, uma capela, e teremos o jantar e café da manhã.

Quarto dia, sábado

Partiremos às 7h, será o dia mais intenso. Serão aproximadamente 33 km até a chácara Bonilha, um recanto privado, cedido pelo Jonas e sua esposa Helena que nos receberão. Dormiremos em barracas (2 em cada) a beira de uma pequena represa. Teremos janta e café da manhã.

Quinto dia, domingo

Partiremos às 7h. Serão 24 km até a Catedral de Maringá, passando por trechos urbanos de Sarandi e Maringá, encerramento da caminhada, agradecimentos, entrega dos certificados, dispersão. Missa na Catedral às 12h para os devotos.

Deixe um comentário

Translate »