Arquivo de Notícias Mistérios da Fé

Brasil poderá ter mais 30 santos este ano

Divulgação - Arquidiocese de Natal

As vítimas dos massacres no Rio Grande do Norte estão a um passo da santidade; Papa já autorizou canonização

O papa Francisco poderá canonizar, ainda este ano, as vítimas dos massacres ocorridos nos meses de julho e outubro de 1.645 em dois municípios do Rio Grande do Norte. A autorização para a canonização foi confirmada após audiência do prefeito da Congregação das Causas dos Santos, no Vaticano, cardeal Ângelo Amato, com o papa Francisco no dia 23 de março. A notícia foi divulgada logo em seguida pelo arcebispo de Natal, dom Jaime Vieira Rocha.

As vítimas dos massacres são conhecidas como protomártires do Brasil. Mais de 80 pessoas foram assassinadas nos dois massacres, marcados pela crueldade. O primeiro aconteceu na capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho de Cunhaú, município de Canguaretama, e o segundo, em situação semelhante, na comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante.

Santuário dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu (Foto: Divulgação/Arquidiocese de Natal)

Do total de vítimas martirizadas, 30 foram identificadas, sendo 28 leigos e dois sacerdotes. Algumas crianças foram degoladas e o camponês Mateus Moreira teve o coração arrancado. Antes de morrer, ele conseguiu dizer: “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”. Os massacres aconteceram por intolerância religiosa.

No dia 21 de dezembro de 1998, o papa João Paulo II assinou um decreto reconhecendo o martírio dos 30 brasileiros. A cerimônia de beatificação aconteceu no dia 5 de março de 2000.

No dia 5 de dezembro, também do ano 2000, foi erguido um monumento em homenagem aos mártires.

Monumento que homenageia os Mártires de Cunhaú e Uruaçu em São Gonçalo do Amarante, RN (Foto: Divulgação/Arquidiocese de Natal)

Dom Jaime diz que o papa Francisco autorizou um processo mais simples de canonização, dispensando a comprovação de milagres tendo em vista o tempo do martírio – cerca de 370 anos.

Mesmo sem a comprovação de milagres, a Arquidiocese de Natal diz que já recebeu pelo menos 5 mil cartas de pessoas que teriam alcançado graças por intercessão dos mártires.

Deixe um comentário

Translate »