Bahia Locais de Romaria

São Francisco do Conde – BA

Festa de São Gonçalo

Dia 28 de janeiro

São Gonçalo é o padroeiro da cidade de São Francisco do Conde, no Recôncavo Baiano. A festa dura quatro dias, com extensa programação religiosa e musical. O santo tem origem portuguesa e é considerado, no Brasil, o protetor das mulheres, dos casais apaixonados e dos violeiros.

A festa é organizada pela igreja matriz de São Gonçalo, que fica em um monte com frente para a Baia de Todos os Santos. É um dos mais belos templos do barroco no Recôncavo Baiano.

Serviço

Paróquia São Gonçalo

(71) 3651-1074


Convento de Santo Antônio

É um dos lugares preferidos pelos turistas que visitam São Francisco do Conde. O convento tem um valioso acervo de peças sacras, documentos históricos e imagens de São Francisco e Nossa Senhora da Conceição. A fachada preserva a memória do período colonial. O monumento fica no centro histórico da cidade e é tombado pelo patrimônio histórico.

Serviço

Convento de Santo Antônio

(71) 3651-1074


Igreja Nossa Senhora do Monte

A igreja se localiza no ponto mais elevado da Baía de Todos os Santos e, por isso, pode ser vista de longe. A igreja foi construída por negros no século XVII em uma área remanescente de quilombo. O templo, que sofreu ameaças de desabamento, passou por restauração há poucos dias.

Serviço

Diocese de Camaçari

(71) 3627-3393

Prefeitura de São Francisco do Conde

(71) 3651-8000

 

Deixe um comentário

Translate »