Locais de Romaria Rio Grande do Norte

Caicó – RN

Festa de Sant’Ana

20 a 31 de julho

A Festa de Sant’Ana é considerada a maior festa religiosa do Rio Grande do Norte e é o primeiro evento do gênero do estado a integrar o Patrimônio Imaterial do Brasil.

Um dos momentos mais aguardados pelos fiéis é a procissão de encerramento da festa, quando a imagem de Sant’Ana de Caicó é colocada em um andor e conduzida pelas ruas da cidade. É o único dia do ano que a imagem deixa as dependências da catedral. A procissão reúne milhares de fiéis.

A Festa de Sant’Ana é realizada há mais de 250 anos na cidade de Caicó e dura 11 dias. Começa sempre na quinta feira que antecede o dia de Sant’Ana, 26 de julho, e termina no domingo seguinte. A cidade, que tem 60 mil habitantes, praticamente triplica a população nos dias da festa.

A festa tem origem na história de um sertanejo que encontrou uma fonte de água durante uma forte seca onde hoje se encontra o Poço de Sant’Ana. Desta forma, o sertanejo conseguiu salvar sua família e seu rebanho.

A festa é dividida em duas partes, “a parte sagrada” e  “a parte profana”, que são os eventos não organizados pela Igreja.

Serviço

Catedral de Sant’Ana

(84)  3421-1610

 

Deixe um comentário

Translate »