Locais de Romaria Minas Gerais

Caeté – MG

Festa de Nossa Senhora da Piedade

15 de setembro

A festa é realizada dia 15 de setembro no Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, que se localiza no alto da Serra da Piedade. Nossa Senhora da Piedade é a padroeira de Minas Gerais. A festa reúne milhares de fiéis.

O santuário

O santuário está a 1746 metros de altura, em um lugar que é considerado muito importante para a história e a religiosidade em Minas Gerais. É o lugar ideal para as pessoas que apreciam a natureza. Ele é formado por um conjunto de obras, a começar pela Ermida de Nossa Senhora da Piedade, onde há uma imagem da santa esculpida por Aleijadinho. O complexo tem ainda a Igreja Nova das Romarias, o calvário, a Via Sacra, o Caminho das Dores de Maria, uma casa para abrigar visitantes, além de restaurante, biblioteca e outras obras.

História

Tudo começa com a história de uma menina surda e muda que passou a ouvir e a falar depois de ter visto Nossa Senhora com Jesus nos braços. O milagre aconteceu no alto da Serra da Piedade. A partir daí, o povo iniciou uma romaria ao local, indo a pé ou a cavalo.

Um construtor português que veio construir uma nova igreja em Caeté se comoveu com a história e quis construir uma capela no alto da serra. Ele pediu autorização ao bispo de Mariana, o que foi concedida dia 30 de setembro de 1767. A obra, portanto, tem 250 anos.

A capela foi dedicada à Nossa Senhora da Piedade, que em julho de 1960 foi proclamada padroeira de Minas Gerais.

Serviço
Santuário Nossa Senhora da Piedade
(31) 3651-6335

Deixe um comentário

Translate »