Locais de Romaria Santa Catarina

Brusque – SC

Festa de Nossa Senhora de Azambuja

Último fim de semana de maio 

A festa principal no Santuário Nossa Senhora de Azambuja acontece no último fim de semana de maio, com uma romaria que conta com a participação de cerca de 50 mil peregrinos. A festa foi criada em 1900 por imigrantes italianos em homenagem à Nossa Senhora do Caravaggio. O nome Azambuja é em função do local onde a festa acontece, um distrito de Brusque.

O santuário

O Santuário Nossa Senhora de Azambuja é considerado o segundo santuário católico mais importante no estado de Santa Catarina. Fica no município de Brusque, a 100 quilômetros de Florianópolis. O santuário abriga uma imagem de Nossa Senhora do Caravaggio trazida pelos primeiros imigrantes italianos na primeira metade do século 19. Tudou começou com uma pequena capela de apenas 18 metros quadrados, construída em 1885. Quase 10 anos depois foi construída uma capela maior, que se transformou em santuário em 1905.

Santuário Nossa Senhora de Azambuja, em Brusque, SC (Foto: Divulgação/Santuário Nossa Senhora de Azambuja)

O complexo inclui ainda um museu arquidiocesano, uma gruta dedicada à Nossa Senhora de Lourdes, o Morro do Rosário, um seminário e um hospital.  O santuário fica no distrito de Azambuja, a 3 quilômetros de Brusque.

Serviço
Santuário Nossa Senhora de Azambuja
Fone: (47) 3396-6276

 

Visão interna do Santuário Nossa Senhora de Azambuja pelo Google Street View:

Deixe um comentário

Translate »