Bahia Locais de Romaria

Bom Jesus da Lapa – BA

Romaria de Bom Jesus

6 de agosto

A cidade de Bom Jesus da Lapa, a 800 quilômetros de Salvador, é também conhecida como “Capital Baiana da Fé”, graças à tradicional Romaria de Bom Jesus, que é realizada há mais de 300 anos. A romaria é a maior da Bahia e considerada a terceira maior do Brasil. No período da festa, na primeira semana de agosto, cerca de 300 mil pessoas participam dos eventos. Segundo estimativas do Santuário Bom Jesus da Lapa, durante todo o ano este número sob para 2 milhões. A romaria atrai devotos de quase todo o país. Outras romarias acontecem no santuário durante o ano, entre elas a Romaria da Terra, a Romaria das Águas e Romaria dos Legionários.


 

Santuário Bom Jesus da Lapa

O Santuário Bom Jesus da Lapa é bem diferente de qualquer outro santuário. E a grande responsável por esta diferença é a própria natureza. O santuário fica no Morro Bom Jesus, um maciço calcário com 90 metros de altura. Do alto do morro é possível ver o Rio São Francisco.

O local foi descoberto há 350 anos pelo artista plástico português Francisco Mendonça Mar. Antes, ele havia sido contratado pelo governador geral do Brasil para pintar o Palácio da Aclamação mas, ao invés de receber, foi preso e açoitado. Ao ser solto, levou consigo as imagens de Jesus Crucificado e de Nossa Senhora de Soledade. Depois de muito andar, encontrou o Morro Bom Jesus onde decidiu colocar as imagens. Os garimpeiros de Minas Gerais, que passavam pelo local, viam a luminosidade das velas que ele acendia, o que deu origem às romarias.

Grutas

O santuário abriga várias grutas, entre elas, a Gruta Bom Jesus da Lapa, que tem 50 metros de comprimento, 15 metros de largura e 7 de altura. Existem outras 11 grutas no local.

Veja mais pelo Google Street View

Serviço
Santuário Bom Jesus da Lapa
(77) 3481-5860

Deixe um comentário

Translate »