Locais de Romaria São Paulo

Aparecida – SP

Capital da Fé

A cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, é o destino mais procurado por romeiros de todo o Brasil. Por isso, pode ser considerada a capital brasileira da religiosidade popular.

São cerca de 12 milhões de pessoas que visitam a cidade durante o ano, uma média superior a 30 mil visitantes por dia, o que corresponde a dois terços do total de peregrinos que praticam o turismo religioso no País.

Em Aparecida, tudo é grandioso. Além de receber o maior número de visitantes do Brasil, o santuário é considerado o maior centro nacional de evangelização católica e o maior santuário do mundo dedicado à Maria. Só para se ter uma ideia, a basílica comporta 30 mil fieis na parte interna e 300 mil nas celebrações externas.

O que mais impressiona é saber que toda esta história começou em outubro de 1717 quando três humildes pescadores encontraram a imagem de Nossa Senhora da Conceição dividida em dois pedaços no Rio Paranaíba – ou seja, há 300 anos.

 


Festa de São Benedito

16 a 24 de abril

A Festa de São Benedito é realizada desde 1910 em Aparecida e é considerada a maior manifestação religiosa, cultural e folclórica do Estado de São Paulo. A festa acontece durante nove dias, entre o final de março e começo de abril, com a participação de cerca de 300 mil pessoas. O evento reúne inúmeros grupos de danças folclóricas de origem africana. São Benedito é um dos santos católicos mais cultuados pela população negra do Brasil.

Serviço
Paróquia Nossa Senhora Aparecida
(12) 3105-1502


Santuário Nacional

É o maior santuário e a segunda maior basílica do mundo. Foi construído em 1955.


Matriz Basílica

Foi a primeira igreja construída para abrigar a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Construída em 1745, é um dos monumentos mais visitados da cidade.


Passarela da Fé

A passarela liga a Igreja Basílica ao Santuário Nacional. Tem 389 metros de comprimento e 35 metros de altura. Muitos fiéis fazem o percurso de joelhos.


Morro do Cruzeiro

É um dos mais belos atrativos da cidade, com vista panorâmica do Santuário Nacional. Tem ainda esculturas que representam a Via Sacra.


Mirante da Santa

É o maior monumento do mundo dedicado à Nossa Senhora Aparecida. Tem 17,6 metros de altura.


Centro de Apoio ao Romeiro

É um espaço com mais de 380 lojas e grandes praças de alimentação para atender os romeiros. Fica no estacionamento do Santuário.


Feira Livre

Localizada nas proximidades do Santuário. É um atrativo a parte.


Porto Itaguaçu

É o local onde a imagem de Nossa Senhora da Conceição foi encontrada em 1717. O visitante pode fazer um passeio de barco pelo Rio Paranaíba do Sul.


Teleférico

Liga a parte baixa, onde está o Santuário Nacional, à parte alta, onde está a Basílica Velha.

Deixe um comentário

Translate »